Acesse o conteúdo completo – últimas horas de inscrição! 3.652 vagas!
Termina neste domingo, 20 de julho, o prazo para se inscrever no gigante Concurso Nacional Unificado (CNU 2025). Os candidatos que ainda não se inscreveram devem correr para garantir a participação.
São 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades da administração pública federal, organizadas em nove blocos temáticos. Deste total, 3.144 oportunidades são de nível superior e 508 de nível intermediário.
Os interessados devem se inscrever por meio do site da FGV, precisando estar logado na sua conta GOV.BR. Desta maneira, você será redirecionado para o formulário de inscrição.
Como parte do processo de inscrição, será necessário o pagamento da taxa fixada em R$ 70,00 (valor único para todos os cargos/escolaridades).
Após a finalização da inscrição, o sistema gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que poderá ser paga até 23h59 do dia 21 de julho (horário de Brasília), por:
- Pix (via QR Code gerado automaticamente);
- Cartão de crédito, boleto ou carteira digital, por meio da plataforma PagTesouro;
- Pagamento presencial em agências bancárias, lotéricas ou Correios.
CNU 2025: outras etapas do processo de inscrição
Além dos procedimentos padrão, o candidato interessado em participar do CNU deverá cumprir algumas outras etapas importantes que fazem parte do processo:
- Escolha do bloco temático: a pessoa candidata pode se inscrever em apenas um bloco, com possibilidade de selecionar múltiplos cargos dentro dele;
- Seleção de cargos e especialidades e definição da ordem de preferência;
- Indicação da cidade onde deseja realizar a prova;
- Preenchimento do questionário socioeconômico (obrigatório);
- Participação em sistemas de cotas (pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas);
- Possibilidade de declarar condições especializadas para acesso e realização das provas.

Fique atento: golpes e fraudes têm se multiplicado
Os candidatos interessados no Concurso Nacional Unificado devem ficar atentos aos golpes e fraudes que estão acontecendo nas mais diversas formas.
Portanto, o MGI informou trouxe algumas orientações para que você se atente muito bem antes de realizar qualquer procedimento que pareça suspeito.
Por exemplo, o CNU não envia boletos por e-mail, WhatsApp ou mensagem direta em redes sociais. A inscrição não é feita por empresas intermediárias ou em páginas diferentes do site da banca, a FGV.
Desconfie de mensagens com links suspeitos, ofertas de “aprovação garantida” ou outros tipos de serviços que não estejam ligados ao concurso.
E, ainda, evite fraudes: nunca compartilhe dados pessoais fora da plataforma oficial para inscrições do CNU 2025.
Para saber TODOS os detalhes acerca do CNU 2025, além do procedimento de inscrição que termina ainda hoje, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:
SAIBA TUDO SOBRE O CNU
Quer estudar para o Edital CNU 2025? Confira as nossas assinaturas e cursos:
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos